vida útil de um celular
Vida Útil de um Celular

Aprenda como aumentar a vida útil de um celular

Assim como todas as outras tecnologias e ferramentas que temos à disposição, os smartphones também possuem um tempo de funcionamento e utilidade. A isso se dá o nome de vida útil do celular, que é o período pelo qual ele mantém a capacidade de prestar suas funções. 

Os celulares já possuem a vida útil estipulada (de forma aproximada, é claro) que começa a valer a partir do momento de sua compra e uso, e não de sua fabricação. Contudo, existem algumas formas de aumentar essa expectativa.

Essas formas se relacionam diretamente com os hábitos de uso e cuidados que são empregados ao celular. Por isso, conhecê-los pode manter seu smartphone com as funções perfeitas por mais tempo e, igualmente, evitar gastos recorrentes e desnecessários. Conheça, então, algumas dicas para melhorar a vida útil, abaixo.

vida útil de um celular

Encontre e compare planos de internet e celular aqui!

Aumentar a vida útil do celular é possível: Conheça dicas para isso

A vida útil nada mais é do que o tempo pelo qual um dispositivo, nesse caso o celular, permanece à disposição do seu proprietário desenvolvendo com qualidades suas funções. Por isso, inclui diversas ferramentas e funcionalidades internas.

Elas incluem, por exemplo, a bateria do celular. Também, a capacidade de processar as informações e de resguardá-las. Ou seja, são vários os elementos que constituem a vida útil e que influenciam no tamanho dela, que pode ser maior ou menor.

Ainda, existem formas de você aumentar o tempo de vida útil de um celular. Elas se relacionam com cuidados em relação ao uso do seu smartphone, à forma como você carrega sua bateria, ao uso dos recursos e à segurança que ele possui.

Por isso, colocá-las em prática é uma forma de evitar situações desagradáveis que demandam a busca de assistência técnica e gastos com compra de novo aparelho, troca de peça ou conserto.

Dessa forma, não deixe de ver abaixo algumas dicas de como você pode melhorar o uso do seu smartphone e, com isso, o tempo pelo qual ele estará disponível para você com execução perfeita das suas funções e atividades.

Cuide da bateria do seu celular

A bateria é um dos principais fatores que pode afetar o celular e sua vida útil. Embora suas funções sejam afetadas em razão do envelhecimento químico dos íons de lítio, o que é impossível de evitar, você pode tomar alguns cuidados específicos par não piorar ainda mais tal desgaste.

Assim, veja algumas dicas para aumentar a vida útil do celular e da sua bateria:

  • Use somente o carregador original;
  • Esqueça da lenda de “vício de bateria” e busque mantê-la com média sempre superior a 50% de carga;
  • Busque utilizar o adaptador automático de brilho de tela e não o mantenha alto por longos períodos;
  • Evite utilizar o celular durante seu carregamento, ou seja, enquanto está conectado à tomada;
  • Ative o bloqueio automático de tela;
  • Em caso de aquecimento exagerado do carregador ou aparelho, busque o evitar o uso do acessório ou busque imediatamente uma assistência técnica.

Mantenha as atualizações do smartphone em dia

Além disso, outro fator que é crucial para aumentar a vida útil do celular é ter cuidado com as atualizações. É verdade que elas podem ser chatas, pois requerem tempo de download e mantêm o smartphone indisponível para o uso enquanto ocorre.

Contudo, elas são essenciais para que o seu smartphone se mantenha em dia com as ferramentas de segurança. Igualmente, com as atualizações que resultam na otimização do aparelho e de suas atividades.

Por isso, busque sempre realizá-las assim que ficam disponíveis. O seu celular sempre lhe enviará uma notificação quando uma atualização tiver seu lançamento e disposição para download no seu celular.

vida útil de um celular

Cuidado com as exposições do smartphone ao clima e a acidentes

Por fim, cuidado com as exposições do seu celular a algumas ações climáticas e a situações que criam o cenário perfeito para possíveis acidentes. Isso diz respeito, então, tanto à umidade, calor, bem como ao uso sem os devidos materiais de proteção.

Dessa forma, confira nossas últimas dicas de como aumentar a vida útil do seu celular por meio de cuidados físicos:

  • Jamais deixe seu smartphone sob a exposição direta do sol, protegendo-o com um pano ou papel e mantendo-o preferencialmente à sombra;
  • Cuidado com água e em caso de acidente não tente ligar o seu celular até que ele esteja integralmente seco;
  • Nunca use o seu celular sem capinha de proteção e película;
  • Em caso de quebra do vidro da tela ou posterior, leve o seu celular imediatamente a uma assistência para a troca. Isso, além de evitar acidentes com você e sua integridade física, como cortes, também permite que você aumente a vida útil do celular.

Com essas dicas você garante que o seu celular estará disponível para perfeito uso por muito mais tempo, economiza e aproveita tudo o que seu smartphone oferece.